Entrevista: Suzi Quatro


É uma carreira com mais de cinquenta anos. E sempre no topo e cheia de grandes hits. Por isso o nome de Suzi Quatro merece a maior vénia de todos os fãs de rock. No novo álbum, No Control, apresenta-se fresca como nunca e o facto de ter trabalhado, pela primeira vez, com o seu filho, transmitiu uma nova energia. Uma experiência que será, seguramente para repetir garante a rock star americana nesta entrevista que nos concedeu.

Olá Suzi, obrigado pela disponibilidade e permite que te diga que é um verdadeiro privilégio poder fazer esta entrevista com uma verdadeira lenda! Uma carreira com mais de 50 anos e a questão é: onde é que ainda encontras força e inspiração para criar um álbum como este?
Eu sou abençoada ou amaldiçoada, depende do teu ponto de vista, com muita energia. E também estou abençoada com o amor à minha profissão... Aí tens!

Na tua carreira tiveste imensos hits. É fácil, atualmente, criar outros hits com todas as mudanças na indústria musical?
Eu não sigo tendências. De todo! Sempre escrevi o que sinto... E nunca pareço secar, tenho sempre coisas que quero dizer... E, não me colo a nenhum estilo particular.

Por que intitulaste este álbum de No Control? O que achas que não está sob o teu controle?
Porque, pela primeira vez, produzi eu mesmo. Portanto, ninguém tem controle a não ser eu. Por isso é que se chama No Control.

Este álbum está, claramente, num registo free style. Concordas? Foi tua intenção desde o início ter esta abordagem?
Sim, completamente livre! Sem intenções de coisa nenhuma. Cada canção saiu de forma natural e não foi empurrada em nenhuma direção. Todas as músicas têm a sua própria voz… é orgânico, real e natural. Acredito que é o melhor da minha carreira.

E é, também, um álbum familiar, já que trabalhaste com o teu filho Richard Tuckey. Foi a primeira vez que isso aconteceu? Qual foi a sensação?
Sim, foi a primeira vez. Pensei que apenas nos iríamos divertir, escrever algumas canções e fazer demos. De repente tornou-se sério. O meu filho tinha uma visão do álbum que queria fazer comigo, puxou o botão Suzi Quatro e reagi. Ficaria feliz de fazer outro álbum com ele e provavelmente irá acontecer.

Considerando todas as questões atuais relacionadas com a igualdade de género e outras, foi o que esteve na base da inclusão da canção Macho Man?
Em público não sou uma pessoa política. No campo privado tenho as minhas opiniões. E é como me sinto pessoalmente a respeito dos Macho Men. Também sinto que um macho man é uma vítima de si próprio. É uma pessoa triste. Não pode sair e ninguém pode entrar.

Olhando para trás, como analisas este teu novo álbum? É algo novo na tua carreira ou é como voltar às raízes?
Ambos. Todos concordam que é um disco autêntico de Suzi. Mas não soa datado…soa refrescante. Mais do que qualquer outra coisa, penso que capta a atitude original. Mas é a minha vida toda neste negócio e adoro este trabalho.

Aliás, chegaste a afirmar que estavas muito orgulhosa dos teus últimos lançamentos, mas este é o teu próprio animal. O que querias dizer com esta afirmação?
Apenas a forma como tudo aconteceu. Foi a primeira vez a compor e a gravar com o meu filho e, mais importante, nada planeado. Todos os projetos tinham sido planeados.

Atualmente andas em tournée. Como estão a decorrer as coisas?
Fantástico! Simplesmente maravilhoso! Tenho obtido um enorme aplauso com este álbum. E é muito bom para a minha alma. E poder encher o palco todas as noites com a minha idade é um bónus.

Muito obrigado, Suzi! Queres acrescentar mais alguma coisa?
Nada. Penso que falamos sobre tudo. Apenas uma pergunta para ti: qual a tua música preferida?

Comentários