Entrevista: Robert Papst



Robert Papst é músico nos Dominoe, mas também um atarefado compositor de bandas sonoras. A mais recente é para o premiado filme alemão Kill Me Today, Tomorrow I’m Sick, dos realizadores Tobias Streck e Joachim Schroeder. Esta banda sonora, conde colaboram, por exemplo, John Edward (Status Quo) e Matt Beck (Matchbox 20, Rob Thomas, Rod Stewart, Dwezil Zappa) tem lançamento esta semana via Pride & Joy Music. E foi com o criativo Robert Papst que fomos falar da música e do filme.

Olá Robert, obrigado pela tua disponibilidade. Para começar, podes explicar como é o trabalho de criar uma banda sonora de um filme?
Obrigado por perguntares… É diferente de composição. Tu vês uma cena e precisas preencher o espaço entre a imagem e a audiência. Num filme, existem muitos pontos de sinalização, partes em que a música acompanha a imagem. Por exemplo... uma faca aparece à vista ... deve ser acentuado... um ruído musical; ou há uma explosão... aí a música tem que parar para o barulho. São todas essas coisas pequenas... É pura diversão se tens um bom filme ou um bom realizador... um trabalho árduo quando isso não acontece.

É a primeira vez que trabalhas em bandas sonoras? Como sentes essa experiência?
Não... É engraçado - a primeira coisa que fiz com Dominoe foi uma banda sonora, mesmo antes de Here I Am. Era uma curta-metragem de ação chamada Family Mad. Na reedição do CD Keep In Contact, há uma mistura de partituras e na reedição digital, está a faixa-título e a versão cinematográfica de Let’s Talk About Life. Não sei quantos filmes e documentários fiz desde então. Estou a criar música e é isso que conta. Gosto do desafio.

Importas-te de apresentar todos esses elementos que estão contigo nesta aventura?
Temos o Matt Beck de Nova York. Colaboramos há cerca de 10 anos. Normalmente ele toca entre os Matchbox 20 e Rob Thomas. Também trabalhou para Rod Stewart ou Dwezil Zappa. O seu estilo é incomum e ele tem o coração no lado direito. John "Rhino" Edward, dos Status Quo... Um bom amigo... Ele é uma lenda do baixo e uma pessoa muito engraçada. Conhecemo-nos há 15 anos. O segundo baterista de Elton John, Charlie Morgan apresentou-nos. Ele tocou muitas músicas que eu escrevi e produzi e às vezes também escreve letras. O baterista Nick Buda e o guitarrista Guthrie Trapp são amigos de um amigo em Nashville. Ambos tocaram também em muitas músicas que eu fiz. Janina Dietz é a cantora da minha segunda banda JATD, também conhecida como Janina And The Deeds. Escreve belas melodias e é muito versátil. Gracia Satler, faz muitos backing vocals para mim e também está nos JATD. Jörg Sieber, meu velho amigo dos Dominoe, canta Good Way Down e apoia em Kill Me Today. Hugo Siegmeth é um saxofonista de jazz muito conhecido na Alemanha, mas também gosta de rock. Fiz muitos documentários com ele. Todos os outros músicos são amigos. Trabalho com eles metade da minha vida.

Foste o principal compositor das músicas e também o principal responsável pela seleção dos músicos? Como conduziste o processo?
Tive que escrever a maioria das músicas e a partitura. Isto é um jackpot e, sim, gosto de trabalhar com amigos. É bom quando sabes que existe um profissional em cada instrumento e que podes confiar neles.

De que forma tu e todos estes músicos se cruzam com o filme? Enquanto compositor principal, o que tentaste capturar no filme que trouxeste para as músicas?
Bem, escrevi algumas partes e troquei ficheiros com Nova York e Londres. Converso com os músicos e eles sabem o que têm que fazer. Ou gravamos no meu estúdio. Recebem uma lista de sugestões, apenas isso. O letrista Harald Bob Zimmermann escreveu ótimas histórias. Na faixa-título Kill Me Today... está o filme inteiro. In Cash We Trust também é uma cena do filme.

A propósito, podes contar-nos um pouco da história do filme?
Eu li a história há 6 anos. Os meus amigos Tobias Streck e Joachim Schroeder lutaram 4 anos para ter isto feito. Disseram eles: se o fizermos, tu fazes a banda sonora. A história passa-se em 1999 no final da guerra no Kosovo. Uma estação de rádio desempenha um papel importante no filme. Com um belo elenco internacional e Tommy Sowards como o grande vilão. Ele também tocou com Janina no vídeo de Kill Me Today... Este filme premiado foi muito trabalhoso, mas também muito divertido.

Há notícias dos Dominoe? Quando será lançado um novo álbum?
Escreveremos algum material novo na primavera/verão deste ano. Veremos o que vai sair dessas sessões. Digamos ... talvez no final do ano...

Obrigado Robert. Queres acrescentar mais alguma coisa?
Quero dizer muito obrigado por esta entrevista… Fiquem bem!


Comentários