Entrevista: Winter


 

Entre Pale Horse, último trabalho de originais e Fire Rider, o novo trabalho dos Winter com lançamento dentro de dias, o coletivo alemão liderado por Markus Winter, lança Looking Back, uma compilação que coloca na ordem do dia as suas melhores composições. Este trabalho já havia sido disponibilizado nos formatos digital e vinil, mas os pedidos para uma edição em CD convenceram o músico. Nesta conversa que tivemos com Markus Winter, falamos, naturalmente de Looking Back, mas também de Pale Horse e Fire Rider.

 

Olá, Markus, tudo bem? Obrigado, pela tua disponibilidade. Looking Back é o teu novo álbum e é, realmente, uma verdadeira retrospetiva da sua carreira. E de que forma olhas para essa carreira?

É sempre estranho olhar para trás nas coisas que fizemos. Pode ser um pouco triste, também, às vezes. Mas também é muito emocionante. Eu não costumo ouvir as minhas coisas antigas. Quando um álbum está pronto, está feito. E começo a criar novo material. Portanto, eu já não ouvia algumas das faixas há anos. Fi-lo agora e – bem… o que posso dizer? Ainda estou muito orgulhoso do que fiz. Claro, há algumas coisas que agora faria de forma diferente, mas essas músicas são produtos de seu tempo (isso vale para as letras em particular) e, portanto, são muito boas, acho eu. Eu não poderia fazer melhor no passado. Atualizámos um pouco o som, remisturámos, adicionámos algumas guitarras ou baixos, ou bateria ao vivo aqui e ali – mas a vibe geral das músicas permaneceu a mesma.

 

Quais foram as principais motivações que te levaram a decidir o lançamento de um best of?

O facto dos meus álbuns mais antigos simplesmente já não estarem disponíveis. Quando fizemos o álbum Pale Horse, todos nós – eu, os músicos, a editora – estávamos bastante confiantes de que isso nos traria um novo público. Um público que não conhece as minhas músicas antigas e não possui os álbuns antigos, mas pode querer ouvi-los. Portanto, o plano inicial era remisturar e remasterizar cada álbum (gravei oito álbuns nos últimos 30 anos) e relançá-los a todos. Mas aconteceu que Pale Horse não alcançou tantos novos fãs quanto esperávamos – apesar de uma campanha de promoção grande e cara – e tivemos que mudar os nossos planos. Não havia dinheiro para relançar o pacote completo. Por isso, decidimos fazer um único álbum Best-Of.

 

Como escolheste estas 16 músicas que foram incluídas no álbum?

Eu não tenho grandes hits – nenhum must have – não havia músicas que precisassem ser incluídas por esse motivo. E não havia nenhuma editora por trás do projeto que me dissesse quais músicas usar para vender mais. Não. Fui totalmente livre para decidir. Portanto, o que tens aqui são as músicas que eu mais gosto. A minhas favoritas em termos pessoais – nada mais, nada menos.

 

Este álbum foi lançado inicialmente apenas em vinil, estou certo? Quando e por que surge a decisão de lançar também em formato CD?

Certo. Eu pensei que hoje em dia a maioria das pessoas ouve streaming de qualquer maneira. E os colecionadores querem vinil. Por isso, lançamos digitalmente e em vinil. Mas, foi quando recebi vários e-mails de pessoas a perguntar se eventualmente um CD seria lançado. Mais do que eu pensava, para ser honesto. Foi por isso que concordamos com um lançamento limitado em CD.

 

Esta versão em CD é mais longa, suponho. Que músicas foram incluídas que não estão na versão em vinil?

É. A versão em vinil (e digital) inclui 12 músicas devido ao tempo de execução de um vinil. No CD encontrarás mais quatro músicas: Coming Home, On The Run (ambas originalmente lançadas no álbum The Flyer, 2016), Beneath The Blue (do álbum Heartbreak Road de 2009) e a balada Angel (do álbum Kaleidoscope Of Dreams lançado em 1995).

 

E é uma edição limitada?

Sim. Estritamente limitada a 300 exemplares. E também são numerados à mão. Portanto, serão muito raros num futuro próximo, acho eu.

 


Introduziste algumas mudanças nas estruturas das músicas ou estão exatamente como foram lançadas antes?

Regravei algumas guitarras, alguns baixos. E bateria nova. Mas a estrutura básica é a mesma. Isso foi feito de propósito. Estou, como disse, muito orgulhoso das músicas e feliz com elas. Apenas as misturas e o som de alguns instrumentos não ficaram tão bons. Ou digamos que não está tão atualizado. Por isso, reformulei-os. Mas as músicas são basicamente as mesmas – apenas soam diferentes agora.


O teu álbum do ano passado, Pale Horse, foi muito bem recebido. Já estás a trabalhar num sucessor?

Não. Já não estou a trabalhar nele. Está finalizado e será lançado no dia 14 de outubro. Chama-se Fire Rider. A versão em CD e download/streaming inclui 16 músicas. O vinil (double gatefold) inclui 18 músicas. O primeiro single chama-se Pray e o vídeo já está online. Podem assistir aqui

 

E estás pronto para o palco? Tens alguma coisa prevista?

Estou pronto. Sim. A banda também. Infelizmente, até agora ainda não encontramos uma agência de reservas. Entramos em contacto com tantas e 99% delas nem respondem. Ignoraram-nos completamente. E sem uma agência não podemos reservar locais, roadies, transporte ou obter uma vaga de suporte ou qualquer outra coisa. Adoraríamos ir para a estrada, mas sem ajuda isso não vai acontecer. É triste, realmente. Acho que seria um bom show porque as músicas são feitas para serem tocadas ao vivo e a banda é boa. A única oportunidade seria um espetáculo auto-organizado num pequeno clube. Mas não gosto muito dessa ideia. Isso custaria muito mais dinheiro do que receberia. Eu gostaria de me concentrar na música e deixar o resto para as pessoas que sabem o que estão a fazer. Continuamos a procurar e a tentar, mas acho que não haverá espetáculos ao vivo num futuro próximo.

 

Muito obrigado, Markus, mais uma vez. Queres enviar alguma mensagem para os vossos fãs?

Muito obrigado pelo vosso apoio. Espero que gostem do que fiz no passado e do que farei no futuro. Se nos quiserem apoiar, por favor comprem os nossos CDs e/ou vinil – não façam stream. Streaming é confortável, sim, mas os artistas não ganham o suficiente. Especialmente artistas recém-chegados ou artistas não tão conhecidos como nós. Obrigado e keep on rocking!


Comentários