Entrevista: Mats Karlsson

 


Ainda com os 220Volt numa pausa, o guitarrista Mats Karlsson tem encontrado tempo noutros projetos (como os The Summit, por exemplo) e a solo para dar largas à sua criatividade. E é precisamente em nome próprio que lança um novo álbum, intitulado Mood Elevator, quase quatro anos após The Time Optimist e, claramente, num registo de muito maior qualidade. Fomos, por isso, falar com o artista sueco e perceber tudo à volta deste lançamento e dos 200Volt.

 

Olá, Mats, como estás? Antes de mais, deixa-me dar-te os parabéns pelo novo álbum Mood Elevator. É um enorme avanço em comparação com The Time Optimist, não concordas?

Olá, Pedro, tudo bem por aqui e obrigado pelas palavras gentis em relação ao meu álbum. Eu fiz o meu melhor e não tenho certeza se será melhor ou pior para quem ouve; certamente é diferente do meu primeiro álbum e espero que as pessoas gostem.

 

Este álbum foi composto logo após o lançamento de The Time Optimist ou algumas das músicas são mais antigas?

Sim, a maior parte foi feita depois do último álbum. Percebi que, por exemplo, o refrão de Beautiful Life foi feito há cerca de 7 anos, mas tudo, exceto apenas o refrão dessa faixa, foi reescrito recentemente.

 

Em termos de composição, como foi o trabalho para este álbum? Seguiste a mesma metodologia de antes ou tentaste alguma abordagem nova?

É feito da mesma maneira, enviei algumas faixas guia para Björn, o excelente baterista, e nós fizemos primeiro a bateria. Como alguns músicos moram noutros países, é inevitável que tenhas que trabalhar com o envio de arquivos para conseguir a performance de todos. O difícil é fazer parecer que estamos todos a tocar juntos. Mas eles são músicos excelentes e acostumados a trabalhar assim, portanto não é verdadeiramente um grande problema.

 

E foi um trabalho feito sozinho ou tiveste alguma ajuda no processo?

Bem, para gravar a bateria, nós estivemos num estúdio, é claro, e havia um engenheiro muito bom, um amigo meu e do Björn. Eu fiz todas as minhas próprias partes e vocais e os vocais de Hanna, mas fora isso, todos os outros que tocam no disco gravaram as suas próprias partes e enviaram-nas.

 

Quais são os músicos que colaboraram contigo neste novo álbum?

Portanto, está o meu amigo Björn Höglund (The Summit/Therion e muitas outras coisas) na bateria e percussão em todas as faixas, a vocalista Hanna Einebrant na faixa da Joni Mitchell, Ferdy Doernberg (Axel Rudi Pell) no Hammond em duas faixas, o meu irmão Ulf nos teclados em algumas faixas, Lars Ericsson (The Summit) no baixo em duas faixas, Björn Englen (Yngwie/Tony McAlpine/Quiet Riot e muitos mais) no baixo numa faixa, Mike Klemmé dos The Summit em alguns backing vocals e há alguns gang vocals em duas faixas de Robert Hellström, Göran Nyström e Peter Hermansson. Eu mesmo fiz o resto do baixo e também programei alguns teclados.

 

Mais uma vez incluis uma versão, desta vez de Big Yellow Taxi de Joni Mitchell. Por que a escolha desta música?

Sim, há uma série de músicas de Joni Mitchell que eu gosto muito. Descobri a música dela através dos Nazareth (This Flight Tonight) quando fizemos uma tournée com eles em 1984. Decidi que nos meus discos a solo só haveria versões de álbuns a preto e branco e que faria versões de músicas de artistas femininas que me inspiraram (ou bandas lideradas por mulheres). Tenho imensas músicas alinhadas para lançamentos futuros que eu gostaria de fazer uma versão. Espero que, já que os Nazareth me introduziram na música de Joni, talvez alguém descubra as suas fantásticas canções através da minha singela versão.

 

Para cantar essa música, chamaste Hanna Einebrandt. Qual foi a tua intenção com esta escolha?

Hanna estava numa banda chamada She Rex com os meus amigos Björn Höglund e Johan Arveli (que projetou a gravação de bateria para o meu novo álbum) e eu achei que ela tinha uma voz muito boa, que se apega firmemente a uma melodia e não começa a reclamar no primeiro compasso (risos). Ela pode fazer o que quiseres, mais ou menos. Quero trabalhar com cantoras quando faço versões de artistas femininas, neste caso funcionou muito bem porque não tivemos problemas com o tom, o que às vezes acontece quando desejas compartilhar os vocais com uma cantora. Acho que ela fez um excelente trabalho e quero fazer mais coisas com ela. Ela também é muito fixe, o que é sempre uma vantagem.

 

Os 220Volt não têm nenhum álbum desde 2014. Para quando um regresso aos discos?

Como envolve muitos problemas pessoais e coisas relacionadas com saúde, na verdade não posso dizer muito ou prever. Mas posso dizer que temos muito material novo e, na minha opinião, é um pouco mais pesado e soa muito bem com um novo tipo de direção. Quando estivermos todos em forma e pudermos seguir em frente, o nosso plano é poder fazer 2 álbuns e lançar com um ano de diferença. Espero que estejamos de volta ao trabalho neste outono.

 

E The Summit? É um projeto morto e enterrado ou não?

Na verdade, já não faço parte desse projeto, o que me arrependo, pois foi uma alegria trabalhar com eles e todos me ajudaram no meu novo álbum. É difícil acompanhar um disco tão espontâneo, do zero a um disco finalizado e misturado em tão pouco tempo. A ideia dessa banda veio do baterista Björn Höglund, de fazer um álbum ao estilo dos anos 70, apenas juntando algumas ideias e gravar muito rápido e o mais ao vivo possível como se fazia no passado. Fiquei muito intrigado com essa ideia e foi inspirador. Fazer isso de novo foi difícil. Estou muito orgulhoso desse álbum!

 

O que tens programado em termos de espetáculos de apoio a este álbum?

Eu não fiz nenhum espetáculo a solo para divulgar o meu álbum anterior, mas se algumas faixas deste descolarem e houver procura, com certeza irei.

 

Muito obrigado, Mats, mais uma vez. Queres acrescentar mais alguma coisa?

Obrigado por quereres uma entrevista e espero que todos possam ler isto e ouvir o meu álbum.


Comentários