Entrevista: Bowmen

 


Os Bowmen, banda germânica de rock/hard rock, lançaram o seu terceiro álbum de estúdio, Mission IV, através da Fastball Music. Este álbum solidifica ainda mais a posição da banda no cenário do rock contemporâneo, apresentando uma evolução sonora enquanto mantém as suas raízes firmemente plantadas no hard rock clássico. Para nos falar desta nova proposta, estivemos à conversa com o vocalista/guitarrista Markus Escher.

 

Olá, Markus, como estás? Obrigado pela disponibilidade e parabéns pelo lançamento de Mission IV! Podes falar-nos da inspiração por detrás deste álbum?

Olá, Pedro. Muito obrigado pela oportunidade de fazer esta entrevista. Estamos muito contentes por poder responder às tuas perguntas. A inspiração e a motivação para escrever este álbum vieram do período de seca durante a covid. Muitas das canções já estavam bem encaminhadas em 2022. Quando tivemos a oportunidade de fazer uma digressão no outono de 2022, tive de adiar as gravações deste álbum por enquanto. Daí a data de lançamento tardia. Outra inspiração e novas ideias vieram do Jan, o nosso novo membro da banda e segundo guitarrista.

 

De que forma Mission IV difere dos vossos álbuns anteriores?

Acho que a principal diferença é que escrevemos o álbum como um quarteto e não como um trio como nos outros álbuns. Também acho que escolhemos as músicas que mais gostamos. É por isso que há tantos estilos cruzados e canções diferentes.

 

Podes descrever o processo de composição e gravação deste álbum?

O processo de composição e gravação não foi muito diferente dos outros álbuns. Alguém entra na sala de ensaios com uma ideia e depois trabalhamos a canção. Depois, uma pré-produção é montada no meu estúdio e a partir daí todos podem trabalhar na música separadamente. Depois é gravada a bateria e, por fim, as vozes. Mas levamos sempre o álbum a um estúdio muito bom para a masterização.

 

Quais são algumas das faixas que destacarias no álbum e porquê?

Na minha opinião, as músicas especiais são, por exemplo, Fight The Tide, porque pessoalmente gosto muito desse riff e tem um ótimo gancho. Também acho que Demons é uma faixa muito boa, com o seu riff de guitarra pesado e profundo e mudança de ritmo. De alguma forma, é difícil destacar algo especial neste álbum, porque acho que tudo é extremamente bom.

 

A Classic Rock Magazine colocou o vosso álbum como estando entre Alice In Chains e The Brew. Como reagiram a uma comparação tão honrosa?

É claro que é uma grande honra ser colocado juntamente com esses grandes nomes. Mas eu acho que mantivemos os pés no chão e sempre os manteremos. No final do dia, o que conta é o que o ouvinte gosta e como nos avalia.

 

No entanto, numa canção como Fight The Tide, são os Led Zeppelin que me vêm à memória. Qual a sua importância para os Bowmen?

Led Zeppelin é um grande modelo para nós. Adoramos essa banda. Também se pode ver pelo facto de Tilly, o nosso baterista, tocar numa Ludwig Vistalite Amber, tal como o John Bonham fazia na altura. A maior parte do nosso som de guitarra também tem esses elementos sonoros antigos.

 

Porque decidiram incluir uma versão acústica da canção Hold Me Now como faixa bónus?

Para ser honesto, a versão acústica era anterior e muito mais avançada do que a versão elétrica de Hold Me Now, e é também uma novidade completa porque nunca tínhamos feito nada como isto nos nossos outros álbuns. Sentimos que gravar esta música assim e com uma banda completa era a coisa certa a fazer.

 

O álbum tem alguns artistas convidados. De que forma é que essas colaborações o melhoraram?

Sim, o Thomas Bachmann foi um antigo membro da banda durante pelo menos um ano durante o período do covid e as suas guitarras, que já tinha gravado na altura, estavam excelentes. Foi por isso que decidimos, com o Jan, que essas faixas permaneceriam e também as suas vozes com que ele contribuiu para várias canções, como Black Angel. Oksana Gessner tocou guitarra acústica na versão acústica de Hold Me Now. Lembro-me exatamente do dia em que gravei a guitarra. Foi no primeiro dia da guerra de agressão de Putin contra a Ucrânia. Acho que se consegue ouvir isso em cada nota que Oksana tocou.

 

Como tem sido a receção de Mission IV até agora?

Acho que recebemos o feedback mais positivo sobre este álbum, Mission IV, de todos os álbuns. As reações são todas muito, muito boas.

 

O que podem os fãs esperar dos Bowmen em breve?

Bem, os nossos fãs podem esperar que façamos uma tournée no outono. No entanto, ainda não temos nenhumas datas fixas. No final de agosto, lançaremos outro vídeo para Demons. Esse vídeo vai ser outro grande vídeo. Divertimo-nos imenso a filmá-lo. Fiquem atentos. O próximo vídeo para single também será lançado no outono, nomeadamente para a nossa versão acústica de Hold Me Now.

 

Obrigado, Markus, alguma ideia final que gostasses de partilhar com os vossos fãs?

Em nome da banda, gostaria de te agradecer a ti, Pedro, e aos teus leitores. Eu também gostaria de fazer um pedido. Se querem continuar a ouvir música e a viver música e, acima de tudo ver, apoiem as vossas bandas e clubes locais. Apoiem as vossas bandas comprando CDs e merchandising, LPs, etc. Apoiem também todas as pessoas fantásticas que escrevem sobre música e trazem os nossos CDs, vídeos, etc., para mais perto de vós. Muito obrigado e Keep On Rollin'.


Comentários

DISCO DA SEMANA #36 VN2000: Rysen Symbol (AXEL RUDI PELL) (Steamhammer/SPV)

MÚSICA DA SEMANA #36 VN2000: I Wanna Be Your Bitch (THE DEAD DAISIES) (Steamhammer/SPV)

GRUPO DO MÊS #09 VN2000: Web (Firecum Records)